A Escola de Ensino Fundamental Demétrio Bettiol localiza-se no Bairro Brasília, município de Cocal do Sul em Santa Catarina.A Missão da Escola: "Garantir um ensino de qualidade, igualitário e inclusivo, ligando o conhecimento técnico ao prático, para a formação do cidadão consciente, transformador da sociedade e ecologicamente responsável."
quarta-feira, 15 de outubro de 2008
Turma 803: Diversas formas de aprender matemática
Regente: Ana Lúcia Pintro
Introdução
Sentimos necessidade de ampliar os recursos didáticos da disciplina de matemática com jogos, dobraduras e construção de sólidos geométricos.
Justificativa
Buscamos aprimorar nossas aulas de matemática constantemente. Sabemos que essa disciplina exige habilidades anteriores que nem sempre foram garantidas. Temos que estar sempre inovando na tentativa de garantir sua aprendizagem. Esse processo será mais eficiente se conseguirmos fazer com que os alunos participem criando, encontrando soluções e desenvolvendo o cálculo mental.
Objetivos
- Enriquecer o Laboratório de matemática
- Criar jogos que possam revisar os conteúdos estudados e reforçar o cálculo mental.
- Conhecer os elementos da geometria presentes nos sólidos de Platão
- Divulgar nossos jogos aos alunos e professores que atuam em nossa rede de ensino
- Identificar as plantas do pátio e arredores da escola.
Desenvolvimento
- Os jogos de matemática que foram elaborados seguem as regras do jogo do Mico, Dorminhoco e Dominó. Estamos criando esses jogos há mais de dois anos e publicando em um blog para que todos tenham acesso.
- Pesquisamos alguns jogos tradicionais como o do "pulo do sapo" e da "Torre de Hanói".
- Adaptamos uma experiência encontrada no Museu da PUC - Porto Alegre - para entender o Teorema de Pitágoras. Aproveitamos as dobraduras que fizemos com cubos.
- Construímos diversos poliedros e estudamos com maior profundidade os sólidos de Platão.
- Criamos caleidociclos que foram ilustrados nas aulas de Arte.
- Pesquisamos sobre as plantas que são encontradas no pátio e arredores de nossa escola.
Conclusão
Os alunos participaram ativamente das atividades, principalmente na construção dos sólidos geométricos.
Encontramos um pouco de dificuldades para pesquisar sobre as plantas porque não sabemos ainda o nome científico de cada uma delas. No entanto, já registramos através de fotos e realizamos uma modesta pesquisa sobre suas características.
As atividades em sala de aula foram interessantes e trabalhosas.