quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Turma 902: Renato Russo- um ícone dos anos 80!


Professora Regente: Daniela M. Folchini

Introdução: Estudar a obra literária (música), foi, é, e sempre será algo fascinante. Percebemos que, ao longo da história elas vêem se apresentando das mais diversificadas formas e maneiras. No decorrer dos anos, com a evolução humana, o homem começou a emitir sons musicais com os músculos da laringe, produzir ritmos musicais, braços e pernas, unindo os gestos com a voz, descobriu que inventara algo extraordinário: a música. Sendo a música uma das artes mais sociais, ela estabeleceu comunicação entre as pessoas das mais diferentes maneiras. A música é uma das artes de maior poder de atuação sobre o emocional do individuo, exercendo uma influência poderosa sobre este, podendo despertar os mais nobres sentimentos, modificar o homem, evocar imagens e sensações além de muitas emoções.

Justificativa: Este trabalho tem por objetivo contar uma história real, fictícia ou mesclando dados reais e imaginários no universo narrativo do cantor/compositor Renato Russo. A música quando bem trabalhada desenvolve o raciocínio, criatividade e outros dons e aptidões.

Objetivos: Despertar o interesse pela história da música; Desenvolver o hábito da leitura através das musicas do cantor/compositor Renato Russo; Trabalhar as letras das músicas de Renato Russo; Inserir no cotidiano das pessoas a música e seus principais estilos.

Desenvolvimento: A história da música: algumas reflexões; Renato Russo: Um poeta Narrador que Tatuou seu Nome na História da Arte Brasileira no Século XX; Música a Arte das Palavras.

Conclusão: Acreditamos que no mundo atual, devido à modernidade parece restrito o espaço para a poesia ou da transformação das palavras em emoções. Todavia felizmente, na arte há a possibilidade de se resgatar está bandeira poética principalmente pela criatividade das obras que vão se legitimando ao longo dos tempos. Esperamos que este projeto não fique só como eluciador de elementos que observamos e analisamos, mas, principalmente como incentivador para outras leituras, desse expoente da música brasileira.

Disciplinas Contempladas: História, Português e Sociologia.