sábado, 4 de dezembro de 2010

HISTÓRIA DA ESCOLA

A Escola de Ensino Fundamental Demétrio Bettiol foi fundada em 03 de dezembro de 1980, pela prefeitura de Urussanga, quando Cocal ainda era distrito. O terreno foi doado pela família Bettiol, que em homenagem ao seu mais ilustre antepassado cedem o nome “Demétrio Bettiol”, avô do atual vice-prefeito, Valdemar Bettiol.
Em uma área total de 4.566,64 m² foram construídas inicialmente duas salas de aula, cozinha, secretaria, quatro sanitários e uma área coberta, para atendimento inicial de 80 alunos de 1a à 4a série do Ensino Fundamental. A escola foi crescendo e passando por ampliações para atender a demanda. Em 1996, o ensino integral foi implantado sendo um diferencial em toda a região. Os alunos passaram a ter cursos alternativos de música, dança, cerâmica, inglês, espanhol e informática, administrados no contra-turno por profissionais habilitados na área, tendo como objetivo o desenvolvimento de todas as potencialidades de seus alunos.
Atualmente a Escola possui 1.761,64m² de área construída, atendendo 587 alunos do 1º ao 9º Ano do Ensino Fundamental, formando ao todo 25 turmas no Ensino Regular sob a direção de Eliene Figueiredo. Os alunos contam com aulas de informática com acesso a internet e laboratório pedagógico para os alunos do 2º ao 5º ano que apresentam dificuldades de aprendizagem. Uma orientadora educacional, psicóloga e fonoaudióloga também dão suporte no atendimento. Os alunos do 1º ao 5º ano recebem como material didático-pedagógico, as apostilas do Sistema de Ensino Aprende Brasil.

Diretoras que passaram pela escola
Adília Nicheli Bergman (três anos de permanência no cargo)
Vanda Maria Galli Denoni (12 anos)
Cirlene Gonçalves Scarpatto (11 anos)
Vilma Mari Bento (1 ano)
Geisa Carla Pereira (quase 1 ano)
Vanir Pizzolotto Bruch (1 ano)
Claudia Francisco (2 anos)
Adair de Oliveira (1 ano)
Eliene de Souza Figueredo (2 anos)

Curiosidades e destaques da escola
- Geisa Carla Pereira, ex-aluna da escola, foi diretora em 2003
- Alunos das séries iniciais foram destaques no IDEB – 2010
- A aluna Bruna Pereira da Silva alcançou o 3º lugar no Estado no Concurso Mundial da Paz, promovido pelo Lions Clube
- O aluno Bruno Matiola recebeu Medalha de Bronze na OBA – Olimpíada de Astronomia - e Menção Honrosa na OBMEP - Olimpíada de Matemática da Escolas Públicas - em 2009.
- A aluna Mayara Correa de Oliveira recebeu Menção Honrosa na OBMEP - Olimpíada de Matemática da Escolas Públicas - em 2010.
-articipação dos alunos na etapa inicial do Soletrando, programa do Luciano Huck, da Rede Globo,
-Participação dos alunos na Olimpíada de Geografia promovida pela revista Nacional Geographic.