domingo, 10 de julho de 2011

XADREZ GIGANTE

CONSTRUINDO BRINQUEDOS COM MATERIAIS
RECICLÁVEIS: Xadrez Gigante

Professor João Fabrício Somariva / Educação Física
Professora Mônica Galatto Martins
A criança faz a história do lixo da história.(Freire, 1983)
APRESENTAÇÃO
Com o advento da revolução industrial, o brinquedo sofreu grandes modificações tecnológicas. Diminuiu a demanda artesanal e a sociedade passou a consumir os brinquedos industrializados, com novas formas e roupagens que fugiram da realidade social das crianças de classe média e baixa.

2 - UTILIZANDO MATERIAIS RECICLÁVEIS
Ao discorrermos sobre os materiais utilizados no trabalho é importante destacarmos que a preferência é dada aos materiais disponíveis no meio, ou seja, materiais que possamos encontrar em nossas casas e nas ruas, descritos como sucata, onde quase sempre encontramos uma quantidade considerável de materiais amontoados em algum depósito ou até mesmo nos locais específicos para a coleta seletiva, realizada com relativa eficiência em algumas cidades. Freire(1993) afirma que ”qualquer material será mais rico se for variado”.
Esse lixo (na sociedade do descartável, cada vez mais volumoso) é composto de resíduos de nossa cultura, de objetos que os adultos não utilizam mais e que readquirem vida nas mãos da criança, a qual, a partir deles, reconstrói a história(...) poderíamos adaptar esse material, aproveitando inclusive a habilidade da própria criança para isso. (Freire, 1983).

3 – XADREZ GIGANTE

A proposta do xadrez gigante surgiu da necessidade de motivar a turma 402 à prática divertida do xadrez bem como dar sua contribuição ecológica de acordo com a proposta da Demétrio Bettiol. Todos os procedimentos de ensino e de construção do xadrez estão descritos abaixo:

1ª fase: estudo do Xadrez
Apresentação da história do xadrez
A lenda do xadrez
Origem e evolução
O tabuleiro
A Estrutura do tabuleiro
Posicionamento correto
As peças e suas movimentações
Aberturas
O Xeque e o xeque mate
Golpes táticos e movimentações especiais