sexta-feira, 23 de setembro de 2011

SERIGRAFANDO O MUNICÍPIO DE COCAL DO SUL

 A serigrafia é um processo de impressão que utiliza como matriz uma malha fina esticada numa moldura (quadro), cujos poros são vedados nas áreas chamadas de “não impressão” e deixados abertos nas partes em que deverá haver passagem de tinta as áreas de impressão.
É uma técnica de base simples, porém com evolução e aplicações muito complexas.
Para o processo artístico foram desenvolvidas fotografias digitais dos pontos turísticos do município de Cocal do Sul, e transferidas para telas de serigrafia onde foram impressas em camisetas no ateliê de serigrafia do curso de Artes Visuais (licenciatura) da UNESC – Universidade do Extremo Sul Catarinense, com a orientação da professora Angélica Neumaier responsável pela disciplina de serigrafia e pesquisa.
A acadêmica do curso de Artes Visuais da UNESC e também professora da disciplina de Artes na Escola E.F. Demétrio Bettiol, Ana Paula C.Fernandes Anselmo desenvolveu as serigrafias em camisetas focando o “Monumento em Homenagem aos 100 anos de Colonização de Cocal do Sul”, para homenagear os 20 anos de emancipação Política da Cidade que será comemorado no dia 26 de setembro.
Iniciativas como estas devem ser incentivadas nas escolas, afirma a professora Ana Paula e sua orientadora Angélica, divulgando e valorizando a História e a Arte.