terça-feira, 4 de outubro de 2011

NOSSA ESCOLA NO PORTAL ENGEPLUS

Prédios históricos de Cocal do Sul tornam-se camisetas e almofadas  
Nícola Martins - nicola@engeplus.com.br
A arte como forma de educar e mostrar a história do município de Cocal do Sul tem sido instrumento de trabalho da professora Ana Paula Fernandes Anselmo, da disciplina de Artes da Escola Demétrio Bettiol. Ela usa a serigrafia e a xilogravura com imagens da igreja do município, da prefeitura e do monumento aos 100 anos de colonização para despertar o amor pela arte e pela história nos alunos do 1° ao 6° ano do Ensino Fundamental.
Acadêmica da quarta fase do curso de Artes Visuais da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), Ana Paula contou com o apoio da professora Angélica Neumaier no processo. “Os alunos gostaram bastante. A serigrafia estava mais perto do cotidiano deles, mas não conheciam as telas e ficaram fascinados”, conta. O outro processo, a xilogravura, utiliza madeira ou papelão como matriz e os alunos fazem escultura, criando uma espécie de alto relevo. “A grande maioria dos alunos nunca havia ouvido falar em xilogravura porque é muito pouco divulgada. Mas foi divertido e eles gostaram bastante”, completa.
Camisetas, sacolas ecológicas e almofadas receberam os desenhos dos prédios históricos de Cocal do Sul. “Nossa principal intenção não é comercializar os produtos, mas mostrar para as crianças que é possível fazer arte com o que se vê na rua. Despertar a criatividade de cada um é importante”, ressalta a professora Ana Paula.
 CLIQUE NA IMAGEM PARA VER MAIS FOTOS.