domingo, 20 de novembro de 2011

PASSEIO DE ESTUDOS (PUC/RS e Zoológico de Sapucaia)

Estes vídeos serão melhorados com as fotos que os alunos fizeram também!
É apenas um esboço do passeio de estudos.
Para assistir ao vídeo do passeio de estudos à PUC/RS, clique na imagem acima.

Para assistir ao vídeo do passeio de estudos ao Jardim Zoológico de Sapucaia,
clique na imagem acima.


TEMA: CIÊNCIA E VIVÊNCIA, ALÉM DOS MUROS DA ESCOLA.

PROFESSORES ENVOLVIDOS: Ana Lúcia Pintro, Marilac Roussenq Bitencourt e Michele Baum.

DISCIPLINAS ENVOLVIDAS: Ciências, Matemática, História e Geografia.

PÚBLICO ALVO: Alunos das 7ªs séries da E.E.F. Demétrio Bettiol.

PROBLEMATIZAÇÃO:
   Não se deve restringir o conhecimento apenas ao estudo livresco e ou demais metodologias habituais, o que distancia a teoria às situações práticas. No entanto, o ensino metódico e desmotivador reflete no pouco aprendizado devido a falta de oportunidades que não são garantidas aos educandos.

INTRODUÇÃO:
   O Museu de Ciências e Tecnologia da PUC , localiza-se a  cidade de  Porto Alegre, na Avenida Ipiranga 6681, junto à PUCRS, no Bairro Partenon.
   O museu propõe várias atividades interativas na área de ciências e tecnologia  onde os visitantes participam de experimentos - atrativos em várias áreas do conhecimento, lembrando que, sempre há inovações de novos trabalhos como: CSI ( investigação criminal) e o cinema em 3D.
  O Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS, em Porto Alegre/RS, possui mais de 800 experimentos interativos em um espaço onde os mais complicados conceitos e teorias da ciência tornam-se diversão para todas as idades.
    No Zoológico de Sapucaia do Sul, existe uma diversificada fauna contando com 1500 espécies, em 159 há do parque. Algumas espécies  são ameaçadas de extinção como: Araraúnas, onça pintada, Urso de óculos, tigre de bengala. É um local onde os alunos estarão em contato com a natureza e sob monitoria poderão focar o olhar para o respeito com o ambiente natural.

JUSTIFICATIVA
   O conhecimento jamais será integrado apenas em livros. É na vivência com o que se ensina, que os alunos poderão interagir mais com o meio, confererindo-lhes uma maior apropriação do conhecimento já elaborado.
   Partindo desse pressuposto é que teoria terá validade se houver aplicabilidade. Caso contrário se perderá no esquecimento.
 Oportunizar a vivência como complemento do conhecimento é de certa forma um suporte a mais para a mudança de uma realidade que necessita de transformação com reflexo no meio que atuamos.
  A necessidade de garantir uma maior qualidade no que se ensina existe, basta para isso que o educador planeje, a fim de ultrapassar as barreiras do ensino metódico escolar, e ir em busca de espaços alternativos, garantido oportunidades de novas formas de aprendizado.
   Dessa forma, por meio de ações educativas, pretende-se levar os alunos de nossa escola, com enfoque nas 7ªs séries do Ensino Fundamental a obter um aprendizado a base da vivência com que se ensina no museu tecnológico e no Zoológico. Esses ambientes, não serão esquecidos, pois são capazes de ampliar o conhecimento, levando aos alunos uma visão diferenciada, além dos muros da escola.  

OBJETIVO GERAL
     Promover um ensino diferenciado afim de despertar no aluno o interesse pelas ciências e o respeito pelo meio ambiente.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
·   Visitação ao museu de tecnologia PUC, explorando vários conhecimentos de seu interesse.
·   Receber informações orientadas em aula sobre: Planetário, ecologia, ciências do corpo humano, microbiologia, matemática, princípios da física e da química, entre outros.
·   Conhecer o Zoológico da cidade de Sapucaia do Sul ( São Leopoldo), bem como apropriar-se do conhecimento das espécies existentes , como nome científico, habitat, alimentação, localidade nativa, etc.
·   Sensibilizar os educandos para o respeito com o ambiente natural.

METODOLOGIA
   O Método desenvolvido para este projeto tem início em sala com a fundamentação teórica contemplando algumas disciplinas, para que os alunos entendam que a viagem tem como objetivo complementar as informações passadas em sala de aula.
     Para efeito, será realizada uma saída de campo ao centro de Pesquisa e Tecnologia da PUC, com visitação  permanente, inclusive aos sábados. O próprio estudante poderá participar das experiências em vária áreas do conhecimento.
     Além da visitação a este local, os estudantes irão à uma cidade próxima a aproximadamente 35 Km, onde fica o Zoológico de São Leopoldo. Nessa visitação os alunos já estarão cientes sobre o que observar atendendo as expectativas do professor e demais descobertas serão adquiridas.
    Para encerrar esse projeto, serão registradas as informações adquiridas no passeio pelos alunos. Pretende-se registrar o passeio no jornal local com depoimentos dos alunos a respeito da viagem. Na escola serão publicados os trabalhos em forma de fotos e textos. As fotografias realizadas serão utilizadas para a montagem de um videoclipe que será postado no blog da escola.

AVALIAÇÃO
·   Observará a fala do aluno, mediante registros que serão entregues e avaliados segundo os seguintes critérios:  desenvoltura da fala, coesão nas colocações e questionamentos mediante o observado junto ao professor, isto é, participação efetiva.
·   Produção de um álbum contendo o histórico do museu da PUC com fotos dos experimentos que acharem mais interessantes seguidos de explicações. No álbum conterá também, registros da visitação ao Zoológico.
·   Os alunos que não puderem participar por razões pessoais não serão prejudicados.
·   Os alunos presentes na viagem poderão socializar os conhecimentos adquiridos aos demais colegas que não puderam participar por meio de um seminário.

RESULTADOS
·         Participação da maioria dos alunos
·         Nova forma de pensar dos alunos referente ao meio ambiente e se ver como ser integrante do meio, cuja racionalidade pode ser usada para melhorar o mesmo.
·         Compromisso dos demais professores com suas áreas de conhecimento para com os alunos
·         Despertar o interesse para as pesquisas científicas e entender a importância para o ser humano e demais espécies do planeta.