quinta-feira, 6 de junho de 2013

Mais de 400 alunos da rede municipal de Cocal do Sul participam da Olimpíada de Matemática

           Mais de 400 alunos do 6º ao 9º ano das escolas municipais Demétrio Bettiol e Cristo Rei  participaram nesta terça-feira, 04, da primeira etapa da 9ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, em Cocal do Sul.Duas escolas estaduais da cidade também se inscreveram. Nesta primeira etapa 20 questões objetivas e por níveis em cada escola escrita foram aplicadas. O objetivo da Secretaria de Educação de Cocal do Sul é elevar a pontuação nesta primeira etapa. “Nós queremos levar para a segunda fase da Olimpíada os alunos que pontuarem acima de 10 pontos nesta primeira etapa”, ressaltou a secretária Raquel Romagna Quarezemin.A segunda fase da Olimpíada será no dia 14 de setembro, com uma prova discursiva, contendo de seis a oito questões. Participam desta fase apenas os alunos selecionados pelas escolas, segundo critérios descritos no regulamento, o que dá aproximadamente 5% de todos os inscritos da primeira fase. A lista dos premiados será divulgada no dia 29 de novembro, pelo site oficial www.obmep.org.br. A premiação para os alunos são 500 medalhas de ouro, 900 de prata e 4,6 mil de bronze e mais de 46 mil certificados de Menção Honrosa, além de bolsas de iniciação científica e de mestrado para os melhores colocados.   
           Preparação         
              Em Cocal do Sul um trabalho de motivação e incentivo vem sendo realizado nas escolas municipais por meio do projeto Clubinho da Matemática criando este ano pela Secretaria de Educação. Mais de 100 alunos participam da iniciativa semanalmente. O projeto é desenvolvido pelas professoras Diana Morona, Maria Albertina e Ana Lúcia Pintro. Uma Olimpíada na rede municipal também foi realizada recentemente, antecedendo a primeira etapa da Olimpíada Nacional.      
             Segundo a coordenadora do projeto, Luciane Idene dos Santos Rosso Leal o aluno que fizer a maior pontuação na Olimpíada Brasileira irá receber um tablet. “Essa é uma forma de nós incentivarmos e estimularmos cada vez mais o ensino da matemática e o gosto pela disciplina. Os alunos estão se dedicando bastante e esperamos obter um bom resultado neste ano”, ressalta.