sexta-feira, 4 de outubro de 2013

ALUNOS DA DEMÉTRIO BETTIOL VISITAM ASILO

         
Alunos das turmas 702 e 703 da EEF Demétrio Bettiol realizaram uma visita, na quinta-feira (3/10), ao Asilo São Vicente de Paula, localizado no Bairro Michel, em Criciúma.
          A atividade foi organizada pela professora de Língua Portuguesa, Bárbara Della Bruna, que explicou os seus objetivos: “Acho importante que os alunos conheçam a instituição que recebe idosos, que sejam mais sensíveis com as dificuldades alheias, que troquem experiências com pessoas mais velhas e que descubram que podem ser solidários em muitos momentos.”
    A aluna Paula Guollo relatou: “No começo deu vontade de chorar e ficamos envergonhados porque não sabíamos como nos aproximarmos. Depois aquele sentimento de pena foi desaparecendo e nós conversamos muito com eles.”
    O aluno Paulo Victor Jung contou que perguntaram aos idosos se eles tinham filhos e se sentiam orgulho deles e a maioria respondia afirmativamente.
     Vários alunos perceberam que apesar de gostarem do lugar, os idosos gostariam de estar com seus familiares e morando em suas próprias casas. No entanto, muitos deles não tem condições de se sustentar sozinhos e alguns sofriam violências físicas e psicológicas.
     O grupo levou pacotes de fraldas, bolachas e alguns produtos de higiene para fazer doação. Em contrapartida, tiveram uma experiência que não vão esquecer porque vários deles ficaram emocionados, ouviram as histórias de vida e os lamentos dos idosos, trocaram palavras e gestos de carinho, brincaram e refletiram sobre a situação de pessoas que nem sempre podem contar o com apoio dos familiares quando mais necessitam.