sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

ALUNOS DE COCAL DO SUL CANTAM E CONTAM HISTÓRIAS PARA IDOSOS DO ASILO SÃO VICENTE DE PAULA.

       Alunos do 3º e 4º Ano da EEF Demétrio Bettiol de Cocal do Sul visitaram o Asilo São Vicente de Paula, em Criciúma. A atividade faz parte do projeto: “Terceira idade: um beco com muitas saídas.”
     As crianças leram histórias para os idosos. “Foi muito lindo ver as crianças perguntando se eles queriam ouvir histórias e lendo. Algumas crianças ficaram extremamente emocionadas e choraram”, conta a professora Suelen dos Santos. A aluna Fernanda Weidmann Mendonça leu um livro chamado “A voz das estrelas” que fala de uma menina que morava na rua e um dia foi acolhida por uma mulher.
     Liz Zapelini de Bona, professora do 3º Ano, explica: “Temos uma parceria há 9 anos com a Fundação Educar (Campinas, SP) no Projeto Hora do Conto: livros muito prazer. Neste ano a escola recebeu da Educar cerca de 800 livros que tratam de temas relacionados com valores e inclusão. Aproveitamos também para presentear os moradores do asilo com livros.”
     Durante a visita os alunos cantaram músicas natalinas e a uma canção especial. “Nós cantamos as músicas: Ninguém é igual a ninguém, É Natal meu irmão e Completou-se o tempo. Os idosos ficaram muito felizes”, conta Karoline Fretta da Silva.
     A aluna Yasmin Branco gostou de colocar algumas bolas natalinas nas árvores do jardim acompanhada pelos colegas.
     A escola fez uma campanha para recolher fraldas geriátricas, bolachas e produtos de higiene.
     Um texto coletivo foi escrito pelas alunas Ana Letícia M. da Rocha, Lavinya de Souza Sandrini, Clara Ágata Mendes Cipriano, Letícia Gabriel Martins, Marcela S. Guimarães e Valentina Zarza. Segundo elas: “O nosso projeto foi muito legal. Nós amamos o projeto. Eles resgata valores. Aprendemos a respeitar e valorizar pessoas idosas (o vovô é a vovó). Fizemos várias atividades importantes de aprendizagem para a vida toda. Convidamos o 4º ano para participar e eles aceitaram, foi muito importante que outras crianças aprenderam a respeitar os idosos. Nós aprendemos que os idosos precisam de carinho.”
     As turmas foram acompanhadas pelas professoras Liz Zapelini de Bona, Mônica Galatto Martins, Suelen dos Santos, Daiane Soratto e Edinara Lunardi.