domingo, 15 de junho de 2014

BANDEIRAS DA COPA DO MUNDO



     A EEF Demétrio Bettiol está decorada para comemorar o evento da Copa do Mundo no Brasil com muitas bolas de papel e bandeiras.
     A professora de Educação Física Alitéia dos Santos Zabot orientou os alunos das turmas 602 Ano e 802 Ano para criarem as bandeiras de todos os países participantes da Copa do Mundo de 2014. A aluna Maria Eduarda Tondin Pereira explica a técnica empregada para confeccioná-las: “Eu fiz a bandeira da Argentina. A ideia era fazer parecido com um tapete, meio fofinho. A gente cortava o papel crepom em quadrados e enrolava formando uma flor e depois colando.
     O trabalho prosseguirá com pesquisas sobre as cores que representam as bandeiras de cada país. “Nós fixamos as bandeiras nas paredes do refeitório. Curiosamente a bandeira da Croácia e da Espanha caíram algumas vezes e tivemos que recolocá-las. A Croácia perdeu para o Brasil e a Espanha para a Holanda. Achamos a coincidência muito interessante,” conta a professora Alitéia. 
    A aluna Paula Guollo relata: “Quando a professora disse que a bandeira que eu teria que fazer era a do Brasil, eu fiquei feliz, e ao mesmo tempo insegura, pois seria uma grande responsabilidade representar através de um trabalho "a nossa nação. Essa bandeira que fiz, não foi a primeira, pois no dia de entregá-las eu vi que havia algumas que tinham ficado bem mais bonitas do que a minha pois elas estavam mais altas, ai eu reparei que era porque meus colegas haviam colado as dobraduras de um jeito diferente. Então tive a ideia de fazê-la novamente para que ficasse mais bonita, pois para mim a bandeira do Brasil deveria ser uma das mais belas. Foi isso que fiz: eu usei papel crepom, uma cartolina e cola. Na primeira bandeira que fiz eu nem cheguei a usar 4 rolos de papel crepom, mas já na segunda eu usei uns 14 rolos de crepom. Fazer este trabalho não foi muito fácil, pois primeiro tive que desenhá-la em uma cartolina tamanho oficio, depois tive que cortar os pedaços de crepom em 10cm por 10cm e fazer uma espécie de dobradura, para depois finalizar colando as dobraduras, as letras, as estrelas que eu imprimi, recortei e colei.
       A escola incrementou a decoração com bandeirinhas de festa junina nas cores verde e amarela.
       Nos dias que acontecem os jogos da Seleção Brasileira os alunos são liberados as 15 horas.