quinta-feira, 7 de maio de 2015

Crianças soltam a voz e encantam por meio do canto coral na escola - Projeto tem o objetivo de preservar e cultivar a cultura italiana em Cocal
É na escola municipal Demétrio Bettiol que quase 40 crianças e adolescentes soltam a voz para encarar e encantar o público por meio da música, seja ela popular ou da cultura italiana. A iniciativa desenvolvida pela Secretaria de Educação, Esporte e Cultura de Cocal do Sul vem estimulando e incentivando os alunos para a música desde agosto do ano passado. O trabalho faz parte do projeto “Somos Sujeitos históricos, nossa História nossa Gente”, desenvolvido pela professora Liz Regina Zapelini De Bona desde 2013 em parceria com a educadora Mônica Galatto Martins com o objetivo de  preservar e cultivar a cultura italiana em Cocal.  
Coordenados pela maestrina, Silvia Teixeira o grupo "Coral Demétrio Bettiol" possui características de um coral dinâmico que une um repertório de músicas popular e canções italianas à coreografia, artes cênicas e expressão corporal.
Para a maestrina o projeto traz uma proposta privilegiada que permite maior socialização, desenvolvimento e também responsabilidade e autonomia.  “Tudo isso porque elas vão descobrindo a potencialidade de comunicação, integração social e cultural, além de oferecer oportunidades para o reconhecimento das capacidades e habilidades dos integrantes do grupo, estimulando a amizade, atitudes de respeito e convivência com a diversidade”, observa Silvia.
Silvia destaca ainda que o trabalho procura fazer com que os participantes tenham um olhar crítico para a música e saibam diferenciar as canções de qualidade. “Isso vai servir muito para a vida futura deles. E o mais importante, o grupo esta indo muito bem. As crianças têm vontade de fazer acontecer e também contamos com o apoio das duas  professoras que nos acompanham em todos os ensaios, o que é fundamental. Alcançamos um nível muito bom e já conseguimos colocar em um curto espaço de tempo duas meninas para fazer solo, além de arranjo com vocal e segunda voz”, ressalta  Silvia. 
O Coral Demétrio Bettiol se apresenta em todos os eventos do município e no dia 24 de maio, ele será uma das atrações da festa Ritorno Alle Origini, em Urussanga, onde  irá realizar a sua primeira apresentação com músicas italianas. Os ensaios acontecem todas as segundas-feiras, no final de tarde, nas dependências da Escola.
“Projetos como este que desenvolvem a arte e proporcionam um conjunto de benefícios alcançam resultados que vão além das salas de ensaio e dos palcos em que ocorrem as apresentações. Quando despertamos a cultura na criança, mostramos a elas um mundo novo. No coral elas ampliam suas noções de disciplina, postura e ritmo. Tudo isso é levado para além nos ensaios, refletindo melhorias no aprendizado em sala de aula, na relação com os amigos, em casa, com os familiares e também em comunidade”, destaca a secretária de Educação, Esporte e Cultura, Raquel Romagna Quarezemin.