quarta-feira, 8 de julho de 2015

PROJETO DE INTERCÂMBIO CULTURAL DESENVOLVIDO NA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE COCAL DO SUL RESGATA CULTURA ITALIANA E RESULTA EM SEIS PREMIAÇÕES NA ITÁLIA



 Governo Municipal de Cocal do Sul entrega honrarias aos alunos que foram premiados e participaram do projeto de intercâmbio cultural com a Itália Elas atravessam o oceano para trocar experiências e vivenciar um passado que deu origem ao desenvolvimento do município de Cocal do Sul e tantos outros da região por meio de seus imigrantes italianos e descendentes. Cartas que escondem por trás, a curiosidade de crianças e adolescentes que passam a ter uma nova concepção de costumes, tradição e valorização da cultura.
Assim é o projeto “Somos Sujeitos Históricos: Nossa História, Nossa Gente” que este ano recebeu seis premiações na Itália, três delas em primeiro lugar por meio de um intercâmbio cultural de cartas. A premiação foi entregue durante uma solenidade do VI CONCURSO “Angelo Fain Binda”, em Longarone, na Itália, em
maio deste ano onde contou com a participação das professoras da Escola de
Ensino Fundamental Demétrio Bettiol, Elaine Corrêa (diretora), Liz Regina Zapelini De Bona e Mônica Galatto Martins, coordenadoras do projeto. Na noite de ontem, o Governo Municipal realizou a entrega oficial dos certificados italianos e premiou com honrarias os alunos participantes e destacados.

A cerimônia foi realizada na Escola de Ensino Fundamental Demétrio Bettiol e contou com a presença dos pais, familiares, professores e amigos. O evento foi aberto ao som do Coral Musical Demétrio Bettiol que integra o projeto e cantou a música em italiano, Speranza, da cantora Laura Pausini.  “Não esperava por esse reconhecimento. Meu trabalho ficou entre os três melhores e isso é muito bom. Aprendemos bastante e é gratificante saber mais sobre a história da minha família, meu sobrenome e antepassados”, destacou Thais Gabriela De Menech, 15 anos. 

A cerimônia foi conduzida pela diretora da Instituição, Elaine Corrêa e contou ainda com as presenças do Prefeito Ademir Magagnin, Secretária de Educação, Esporte e Cultura, Raquel Romagna Quarezemin, vice-prefeita, Cirlene Gonçalves Scarpato e o Diretor de Cultura, Juarez Fogaça.  “Nós estamos muito orgulhosos de participar de um evento como esse que nos apresenta grandes resultados por meio de um intercâmbio com a Itália e para o futuro do município. Isso vai acrescentar muito na vida de cada aluno. Que as nossas crianças e adolescentes tenham cada vez mais oportunidades como essas”, destacou Magagnin. Para a Secretária de Educação, Esporte e Cultura, Raquel Romagna Quarezemin “o projeto do intercâmbio resgata a história do município, valorizando as famílias que ajudaram a construir nossa cidade. Parabenizo, as professoras e a equipe diretiva da referida escola que despertaram a curiosidade dos educandos pela história de suas famílias”. 


Saiba mais sobre o projeto


Este é o segundo ano que a escola participa do CONCURSO “Angelo Fain Binda” que teve como tema “L’ EMIGRAZUINE ITALIANA E BELLUNESE NEL MONDO”. Quatorze trabalhos de Cocal do Sul foram inscritos. Todos desenvolvidos por alunos de 9 a 15 anos sob orientação das professoras Liz e Mônica.  O projeto de intercâmbio por meio de cartas é realizado em parceria com uma das escolas de Longarone, norte da Itália. Nelas, os alunos soltam a imaginação com base nos ensinamentos das aulas práticas e teóricas ligadas à história do município e as pessoas que a construíram. Na Itália, uma comissão julgadora formada por autoridades do município de Longarone avalia todos os trabalhos e premia os melhores.  Segundo a professora Liz, vinte e oito trabalhos foram confeccionados ao todo, incluindo a participação de estudantes do Fundamental e II. “Após fazer uma seleção e tradução com a colaboração da moradora de Urussanga, Ester Zanellato, quatorze histórias foram enviadas a Longarone. Os alunos pesquisaram junto aos nonnos e nonnas, a história de suas famílias. Recebemos belos trabalhos, carregados de emoção, segredos, alegrias e tristezas. Acreditamos que para entender e amar o presente se faz necessário conhecer o passado. Nós só temos a agradecer por este significativo resultado e apoio de todos”, afirma Liz. 

Alunos premiados na Itália:
- Thaís Gabriel de Menech: 9° ano/Classe 902
Título: Histórias são feitas de trabalho, amor e esperança”
- Juliana de Oliveira Menegon: 9° ano/Classe 902
Título: L’inizio dela bellafamigliaMenegon
- Anderson Maneol Biela: 4° ano/Classe 401
Título: Uma mulher e muitas histórias

Trabalhos destaque selecionados na Itália:
- Isabela Correa de Oliveira: 9° ano/Classe 902
Título: Dall’Itálianoisiamopartiti: famiglia Osvaldo Maccari
- Gabriel Savi: 7° ano/Classe: 701
Título: Uma casa e muitas histórias: família Savi
- Jonas Sartor: 7° ano/Classe 702
Título: Imigrantes italianos em Cocal do Sul: um povo e suas histórias

Alunos participantes:
- Luiz Gustavo Zanatta: 8º ANO/Classe 801
Título: “Histórias que meu nono conta”
- Guilherme Frasson Schaukoski: 5° ano/Classe 503
Título: Minha história, minhas origens.
- Laura Janice Scarpato: 8° ano/Classe 803
Título: Um amor e uma história
- EsthéfaniPossamai: 6° ano/Classe 601
Título: Una bella famiglia: famigia Rosso
- Bruno Cesca: 6° ano/Classe 601
Título: Um dia especial cheio de histórias vividas
- Maria Eduarda Tondin Pereira: 9° ano/Classe 902
Título: Imigrante italiano: minha homenagem através da nossa família
- Ana Beatriz Zata: 9° ano/Classe 902
Título: Descobrindo minha historia: resgatando minha origine
Karine Possamai Dela: 8° ano
Título: Família Possamai Della: um destino chamado Brasi.