terça-feira, 1 de setembro de 2015

Trabalho de Cocal é classificado para a Feira Catarinense de Matemática em Joinville



Com o tema “A descoberta da área e do perímetro”, os alunos da EEF Demétrio Bettiol de Cocal do Sul e participantes do Clubinho de Matemática, Gabriel Búrigo Michel e a Rafaela Silva Santos deram um show de explicação durante a Feira Regional de Matemática. A união da construção de saberes, dedicação e interesse resultaram na conquista de uma vaga para a Feira Catarinense de Matemática que irá acontecer no dia 28 de outubro, em Joinville. O evento irá reunir os melhores trabalhos desenvolvidos por escolas e centros de educação infantil do estado envolvendo a disciplina. De acordo com a comissão organizadora são esperados 170 trabalhos de todo o Estado. Os melhores irão receber troféu, menção honrosa e medalhas. Os professores também serão agraciados.
Nesta etapa regional foram selecionados os quatro melhores trabalhos, sendo um de cada nível: Ensino Fundamental I e Educação Infantil, Ensino Fundamental II, Ensino Médio e Técnico e Ensino Superior. O trabalho classificado de Cocal do Sul foi orientado pela professora Diana Morona que recebeu o resultado com emoção e orgulho. “Quando decidimos participar da Feira Regional de Matemática busquei desenvolver um projeto que auxiliasse na compreensão dos conteúdos de área e perímetro do quadrado e do retângulo junto aos alunos do quinto ano que participam do Clubinho de Matemática. Com base no Livro Matemática Mil e Uma Histórias - Será o Saci, desenvolvi o projeto e consegui fazer com que alunos aprendessem a calcular área e o perímetro não só do quadrado ou do retângulo, mais de diferentes polígonos, sejam eles irregulares ou regulares”, explica.
A preparação dos alunos também foi importante para a classificação do trabalho. “Durante a feira foi gratificante ver o Gabriel e a Rafaela se destacando na explicação, respondendo todas as perguntas dos avaliadores e do público. Senti uma forte emoção porque sabia que independente do resultado, tinha alcançado o meu objetivo proposto no início deste projeto”, finaliza professora Diana.
Para os alunos Gabriel e a Rafaela ter conquistado o primeiro lugar na categoria Ensino Fundamental I e Educação Infantil foi maravilhoso. “Nós estudamos muito e participamos de todas as aulas do Clubinho para darmos o nosso melhor e representar bem todos os alunos do 5º ano que participam do Clubinho”, afirmaram.
A etapa estadual também vale vaga para a Feira Nacional de Matemática. Os classificados participarão do evento que acontecerá na Bahia, posteriormente.
 Sobre a Feira Regional
Cocal do Sul participou com dois trabalhos durante a II Feira de Matemática Regional no IFC (Instituto Federal Catarinense), em Sombrio, que ocorreu na última sexta-feira, 28. Além da escola Demétrio Bettiol, os alunos do nono ano, José Victor Mendes e Vinícius da Costa Alves apresentaram o tema “Descobrindo a geometria com o cubo mágico”.  “Sabemos da importância da participação dos trabalhos e classificação. Estamos muito orgulhosos pelo reconhecimento e pela dedicação das professoras Diana Morona, Maria Albertina Guizzo e Júlia Cardoso Teixeirajunto aos seus alunos por meio do projeto Clubinho da Matemática”, ressalta a Secretária de Educação, Raquel R. Quarezemin.