quarta-feira, 27 de maio de 2009

ROTEIRO PARA REALIZAR PESQUISAS

Caros alunos, queremos melhorar e incentivar os trabalhos de pesquisa. Por isso apresentamos uma proposta de pesquisa para orientá-los.

ROTEIRO PARA REALIZAR PESQUISAS
Capa
Introdução (É a parte inicial do trabalho, nesse espaço, o autor expõe o objetivo do trabalho, os recursos utilizados e o resultado alcançado. o que se trata o trabalho)

Desenvolvimento (É o corpo do trabalho em que o autor desenvolve o conteúdo do seu estudo. É a parte mais extensa do texto.)

Conclusão (O que você aprendeu com o trabalho, de que forma a realização do mesmo de ajudou, e como pode ajudar outros. Onde se expõe o fechamento das idéias do estudo e onde são apresentados os resultados da pesquisa e, partindo da análise destes resultados, tiram-se as conclusões e, se for necessário, as sugestões relativas ao estudo.)

Referências (fonte da pesquisa, livros ou sites) Consiste em uma lista ordenada com os materiais utilizados para a confecção do trabalho. A referência permite a correta indicação de um documento, no todo ou em parte, não importando em que suporte esteja (livro, jornal, revista, internet, CD-ROM, entrevista gravada e etc).

Para Livro:
ÚLTIMO SOBRENOME, Prenome(s). Título da Obra. Cidade: Editora, ano. Exemplo: BAGNO, Marcos. A língua de Eulália. São Paulo: Contexto, 1997.

Para artigo de Revista:
GUIMARÃES, João L. A oficina do sabor. Superinteressante. São Paulo, ano 9, n. 12, dez. 1997, p. 34-49.

Exemplo de reportagem de jornal:
NAVES, P. Lagos andinos dão banho de beleza. Folha de São Paulo. São Paulo, 28 jun. 1999. Folha Turismo, Caderno 8, p. 13. Obs.: Quando não aparece o nome do autor da obra, entra-se pelo título, ou pelo nome do jornal ou revista. Exemplo de artigo na Internet: SILVA, M.M.L. Crimes da era digital. Net, Rio de Janeiro, nov.1998. Disponível em: . Aceso em: 28 jul. 2002.