domingo, 28 de junho de 2009

Passeio de Estudos - Ilhas/Araranguá/SC

No dia 27 de junho de 2009, 36 alunos das turmas 803 e 902 da E.E.F. Demétrio Bettiol realizaram um passeio de estudos para conhecer a vila de pescadores de Ilhas e o Morro dos Conventos em Araranguá.

Ilhas, vila de pescadores. Barco Valquíria.

Alunos e professores foram recebidos pelo presidente da Colônia de Pescadores de Ilhas, Adeirde Lemos Pedroso, que apresentou a sede onde realizam as reuniões para lutar por seus direitos e para discutir questões referentes aos projetos ambientais que envolvem a região. Falou também, do encontro que participou no dia anterior, em Itajaí onde o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a lei que cria o Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), em substituição à Secretaria Especial de Aquicultura e Pesca (Seap).

Caminhada ecológia. Lanchonete Casebre

Dentre os objetivos de passeio de estudo citados pelas professoras Ana Lúcia Pintro e Marilac Roussenq Bitencourt, destacamos: conhecer um dos principais pontos turísticos da região sul de Santa Catarina (Morro dos Conventos); observar as belezas da natureza e os resultados negativos da poluição; incentivar os alunos a realizarem caminhadas ecológicas e as buscarem mais contato com a natureza; conhecer as embarcações dos pescadores; pesquisar sobre a vegetação da região e os principais que garantem a sobrevivência dos pescadores; conhecer o percurso e a foz do Rio Araranguá e os canais aberto para facilitar o trabalho dos pescadores.


Balsa do Morro dos Conventos e Farol do Morro dos Conventos


Caminhando às margens do Rio Aranguá e Lanchonente Casebre

Para ver o grupo curtindo o passeio clique no link: CANTANDO NO BARCO DO PESCADOR.

Professoras responsáveis: Ana Lúcia Pintro (Matemática) Marilac Roussenq Bitencourt (Ciências).

Turmas: 803 e 902
Data da Viagem de Estudos: 27 de junho de 2009 (Sábado)



Objetivos:

· Conhecer um dos principais pontos turísticos da região sul de Santa Catarina (Morro dos Conventos).

· Observar as belezas da natureza e os resultados negativos da poluição.

· Incentivar os alunos a realizarem caminhadas ecológicas. · Identificar a vegetação da região litorânea de Ilhas, vila de pescadores localizada no município de Araranguá/SC.

· Pesquisar sobre os animais que vivem na região de Ilhas. · Pesquisar sobre os principais peixes comercializados pelos pescadores.

· Conhecer o percurso e a foz do Rio Araranguá e os canais aberto para facilitar o trabalho dos pescadores.

· Conhecer as embarcações utilizadas pelos pescadores. · Pesquisar as características naturais, sociais e econômicas da comunidade de Ilhas. · Pesquisar notícias com informações sobre essa região.
Observação Publicamos um vídeo no You Tube mostrando o canal de Ilhas, Araranguá, SC. Para assistir, clique no link: CANAL DO RIO ARARANGUÁ

ROTEIRO



O percurso da ida, será: Cocal do Sul, Criciúma (centro), Bairro Sangão, BR 101, Espigão da Pedra, Barro Vermelho, Rios dos Anjos, Hercílio Luz, Ilhas, (serão percorridos aproximadamente 25 Km de asfalto e 17 de estrada de chão) O percurso de volta, será: Morro dos Conventos, Araranguá, Maracajá, Criciúma, Cocal do Sul.
PROGRAMAÇÃO - Saída de Cocal do Sul: 7h30 - Chegada a comunidade de Ilhas: 9 horas - Retorno: saída dos Morro dos Conventos as 17 horas Os números identificam os locais que serão visitados:

Período Matutino 1. Localização da vila de pescadores denominada Ilhas, dos canais, dos trapiches e dos pântanos. 2. Localização da foz do Rio Araranguá. 3. Área que cataremos lixo, caso o tempo esteja favorável. Os alunos podem levar almoço. Na vila há uma pizzaria e lanchonete e pequenos restaurantes. Período Vespertino 4. Localização do canal aberto pela Prefeitura de Araranguá (não aparece nessa foto). 5. Localização da balsa que atravessaremos e de onde faremos uma caminha sobre as dunas indo até o mar e depois subiremos até o Morro dos Conventos, onde o ônibus estará nos aguardando para retornarmos para casa. Dependendo da disposição dos alunos podemos andar até o Canal Aberto (4) 6. Dunas 7. Morro dos Conventos Os alunos serão acompanhados pelos professores, por um bombeiro e pelo presidente da Colônia de Pescadores para conhecer a vila, os canais, a Foz do Rio Araranguá. Previmos passeios com as canoas a remo e barco. Os alunos somente poderão realizar os passeios usando coletes salva-vidas que serão emprestados pelos pescadores.
-----------------------
MAIS SOBRE ILHAS...

Lula sanciona lei do Ministério da Pesca e Aquicultura (A Notícia: 28/junho/2009)
Ilhas aposta no turismo (A Tribuna: 29/maio/2009)
A beleza do Morro dos Conventos (Portal Engeplus: 30/janeiro/2008)
Caminhões não podem passar pela balsa (A Tribuna: 18/11/2006)
Corpo de jovem é encontrado em Ilhas (Engeplus: 4/maio/2006)
Pescadores enfrentam problemas com assoreamento no Sul (Bom dia SC: 25/abril/2008)
Menina afogada segue em estado grave no Sul (Diário Catarinense: 3/janeiro/2008)
Fixação da barra vira sonho no sul do estado, em Araranguá (Diário Catarinens: 28/junho/2007) Crianças choram só de ouvir falar. (Clic RBS: 26/setembro/2004)
Moradores de Ilhas ficam isolados por dois dias. (Diário Catarinense: 1/abril/2004)