sexta-feira, 5 de março de 2010

DINÂMICA: FLOR NA ÁGUA


Objetivos:

1º. Refletir sobre as qualidades humanas positivas e negativas.

2º. Estabelecer metas em relação ao próprio comportamento.

3º. Criar um ambiente de trabalho em que se respeite as individualidades e que se compreenda que, como seres humanos, estamos sempre em processo de aprendizagem.


Materiais:

Folhas coloridas (sulfite), tesoura, bacia com água, caneta.


Desenvolvimento:

1º. Organizar os alunos em círculo.

2º. Listar no quadro qualidades humanas (positivas e negativas). Os alunos devem copiá-las em seus cadernos.

3º. Solicitar que os alunos circulem três qualidades positivas que pretendam melhorar e que sublinhem três qualidades negativas que precisam refletir para corrigir no decorrer no ano.

4º. Confeccionar, individualmente, uma flor com o formato apresentado no desenho. Para dar o efeito desejado o miolo da flor deve ter um diâmetro de aproximadamente 3 cm.

5º. Cada aluno deve refletir e escrever no miolo da flor, juntamente com seu nome uma qualidade positiva ou negativa que pretenda melhorar no decorrer no ano.

6º. Dobrar as pétalas, alternando-as e sem vincar.

7º. Colocar no centro do círculo uma bacia com água.

8º. Organizar os alunos em pequenos grupos (sugerimos aproximadamente dez) para que coloquem suas flores na água. Observar o movimento que as pétalas fazem ao se abrir. O efeito é interessante.

9º. Encerrar lembrando os alunos a importância estar sempre atento às suas atitudes na busca de ser melhor a cada dia.