terça-feira, 13 de abril de 2010

Filme Doce de Coco

Professor responsável pelo agendamento da exposição do filme: Daniel Teixeira Jerônimo (Prof. de sociologia das séries finais do EEF Demétrio Bettiol, Bacharel e Licenciatura em História, Mestrando em Ciências Ambientais).
Nossos alunos das turmas 803 e 903 foram convidados pela Fundação Cultural de Criciúma para participarem do Projeto " Cinema para o povo sem tela - Circuito Itinerante" onde será apresentado o Filme - Doce de Coco de Pena Filho no Auditório da Casa da Cultura em Criciúma, este evento vai contecer somente em algumas cidade brasileiras.
OBJETIVO: "Proporcionar maior conhecimento dos alunos, aumentando a compreensão sobre o período da ditadura militar no Brasil. Aproveitar a presença do diretor da filmagem para conversa ao término da exposição, já que serão apenas 200 apresentações em todo território nacional. Prestigiar a saída dos alunos do âmbito escolar com o intuito de melhorar os resultados da aprendizagem".
Doce de Coco
O longa-metragem Doce de Coco, de Penna Filho, será exibido gratuitamente em 25 cidades catarinenses, dentro do projeto Cinema Para o Povo Sem Tela, aprovado pelo Conselho Estadual de Cultura para fazer a difusão do filme.
Com recursos do Funcultural, da Secretaria de Estado da Cultura, Esporte e Turismo, o projeto cumprirá dois objetivos: chegar ao circuito nacional de salas (tanto com projeção em película, quanto de projeção no sistema digital) e desenvolver um circuito itinerante por espaços educativos e culturais de 25 cidades de Santa Catarina, com exibições gratuitas.

O filme
Madalena, uma sacoleira que vende roupa a domicílio “informalmente”, e seu marido, Santinho, um artesão sacro e ex-militante contra a ditadura militar, lutam bravamente pela sobrevivência da família, sem perder a esperança de dias melhores.
Para driblar sua difícil situação financeira, o jeito é tentar a sorte nas loterias, até surgir um sonho fantástico: a existência de um tesouro enterrado no cemitério da pequena e imaginária cidade de Fartura.

Linhas tênues separam o que é real, sonho e pesadelo, nessa desesperada e engraçada busca ao tesouro.
Doce de Coco foi vencedor do edital de 2005, promovido pelo governo catarinense, Prêmio Cinemateca Catarinense/Fundação Catarinense de Cultura, no valor de 760 mil reais. O filme está pronto desde março de 2008. Teve exibições no FAM e na Mostra Internacional de São Paulo, em 2008.