terça-feira, 4 de maio de 2010

OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA

A Olimpíada de Língua Portuguesa “Escrevendo o Futuro” é um projeto desenvolvido pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária, pelo Ministério da Educação, pela Fundação Itaú Social, em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME), Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed) e o Canal Futura, com o objetivo de estimular a leitura e o desenvolvimento da escrita dos estudantes. É um processo de formação de professores e oficinas para desenvolver as habilidades.

A rede pública municipal de educação em Cocal do Sul será contemplada. Em 2010 todos os anos da segunda etapa de Ensino Fundamental (5º ao 9º ano), das escolas Cristo Rei e Demétrio Bettiol participarão deste evento, de acordo com as seguintes categorias: Poesia: 5º e 6º anos do Ensino Fundamental; Memórias: 7º e 8º anos do Ensino Fundamental; Crônica: 9º ano do Ensino Fundamental.

Para a realização do projeto nas escolas, primeiramente os professores da disciplina de Língua Portuguesa fizeram as inscrições e posteriormente aconteceu a distribuição do material pelo Ministério da Educação. A Olimpíada disponibiliza o material, que consiste em cadernos referentes aos gêneros textuais, CD e textos literários, com as orientações e oficinas que serão utilizados pelo professor como ferramenta na produção textual em sala de aula, conforme calendário.

O tema do concurso é: O LUGAR ONDE VIVO” e escrever sobre isso requer leituras, pesquisas e estudos, que incitam um novo olhar acerca da realidade e abrem perspectivas de transformação. Para que nossos alunos produzam textos de qualidade é fundamental a participação e o envolvimento dos professores, contando com o apoio da direção da escola, dos pais e da comunidade.

A Olimpíada não visa encontrar um único ganhador, pois tem o firme propósito de contribuir para a melhoria da escrita de todos e o mais importante é que nossos alunos cheguem ao final da sequência didática tendo aprendido a se comunicar com competência no gênero estudado. Isso contribuirá para que se tornem cidadãos mais bem preparados.

Desejo a todos os professores e seus alunos um ótimo trabalho!

Andreane Tecchio Motta (Coordenadora Pedagógica 6º ao 9º