quarta-feira, 22 de agosto de 2012

DEMÉTRIO BETTIOL APRESENTA BOI-DE-MAMÃO NA PRAÇA NEREU RAMOS

Dia do Folclore é comemorado com apresentações na praça Nereu Ramos
22 de Agosto de 2012 16h28
Vanessa Amanda

Hoje é comemorado o Dia Nacional do Folclore, que é o estudo dos costumes e tradições dos povos. Original do inglês - folk significa povo e lore  significa conhecimento -, a palavra surgiu em meados do século XIX. Na tarde desta quarta-feira a data é lembrada na praça Nereu Ramos, no Centro de Criciúma. A empresa  S.O.S. Educação Profissional, com o apoio da Fundação Cultural de Criciúma (FCC), promove até as 17 horas apresentações artísticas e culturais que remetem ao tema.

Um grupo de estudantes da Escola de Ensino Fundamental Demétrio Bettiol, da rede municipal de ensino de Cocal do Sul, apresentou o tradicional boi-de-mamão. Os próprios alunos, vestidos como os vários personagens da trama, participaram da encenação. Em meio a cantoria estavam o boi, o fazendeiro, o doutor, o vaqueiro, os urubus, a cabrinha, o urso, a Bernunça e a Maricota, todos trajados como manda a tradição.

Durante a apresentação, dona Elena Viana, que estava no Centro pagando contas, parou para acompanhar a encenação. "Passei e nem sabia o que ia acontecer, mas quando começou a cantoria já consegui reconhecer que era do boi-de-mamão. Na hora lembrei do meu pai, que sempre gostou dessa história e levava eu e meu irmão ainda pequenos para assistir", relembra.

A diretora de marketing da S.O.S. Educação Profissional, Valéria Romancini, conta que a ideia de promover o Dia do Folclore surgiu com os próprios alunos. "Temos uma parceria com algumas escolas da região, por isso conseguimos reunir neste dia seis apresentações diferentes, vindas de Forquilhinha, Cocal do Sul e Siderópolis". Além do boi-de-mamão, o público também pode conferir apresentações infantis de danças típicas alemãs e italianas, além de um jogo de capoeira, também com crianças. A S.O.S. Educação Profissional conta com cursos básicos, como Inglês e Informática, e cursos profissionalizantes.
LEIA A REPORTAGEM NO SITE DA ENGEPLUS, CLICANDO AQUI.