segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Cocal do Sul: escola municipal apresenta condições precárias

 
 A Escola Demétrio Bettiol, maior colégio da rede municipal de ensino de Cocal do Sul, precisará de muita força de vontade e empenho da equipe de trabalho para iniciar o ano letivo com, pelo menos, o básico em funcionamento. Tudo isso porque a vistoria realizada recentemente no local pela secretária de Educação, Raquel Quarezemin, juntamente com as diretoras, surpreendeu a equipe de forma negativa.
A diretora da escola, Elaine Correa, explica que o objetivo, nesse primeiro momento, é realizar o básico para não comprometer o início das aulas. “Nós encontramos banheiros, disjuntores, vidros, carteiras, cadeiras e ventiladores quebrados. Registramos também muita desorganização, sujeira e quase todas as salas de aula apresentam goteiras, bem como problemas no telhado”, relata.
Contudo, o principal problema encontrado no ambiente escolar perdura há anos e precisará da vistoria do Corpo de Bombeiros para orientar no procedimento das reformas. “O muro da escola, o qual faz a divisa entre a instituição e o Rio Cocal, cedeu após a última enxurrada na cidade. Um buraco se formou ao lado da casinha do gás e apresenta perigo. Os bombeiros já foram acionados e aguardamos agora as instruções para o procedimento”, explica Raquel.
Os trabalhos de manutenção na escola foram iniciados nesta segunda-feira. A equipe da Secretaria de Obras de Cocal do Sul realiza a limpeza no pátio, e orçamentos estão sendo agilizados, tanto para a mão de obra como para a aquisição de materiais de construção e elétricos. As merendeiras e serventes foram chamadas para ajudar na organização da escola. Carteiras e cadeiras serão remanejadas de outras escolas que estão com sobra, pois não há número suficiente para atender os alunos na Demétrio Bettiol.

Colaboração: Maria Luiza Da Rolt/Comunicação Cocal do Sul