sábado, 27 de abril de 2013

PROFESSORAS DE COCAL DO SUL PARTICIPAM DO SEMINÁRIO DA EDITORA SARAIVA



Foto: Luciane Idenê dos Santos Leal, Diana Morona, Ana Lúcia Pintro, Ana Cristina Alves Steinbach,
Nilbo Nogueira, Franciele Piccollo, Maria das Dores Romagna e Maria de Fátima Porto. 
          Professoras da rede municipal - E.E.F. Demétrio Bettiol e E.E.F. Cristo Rei - participaram do Seminário de Educação da Editora Saraiva, em Florianópolis, no sábado, dia 27 de abril.
     O convite para participar do evento - destinado aos professores das Séries Finais do Ensino Fundamental - surgiu devido ao projeto de incentivo à leitura, realizado pelas professoras de Língua Portuguesa, Maria de Fátima Porto e Tatiane Périco Sazan.
     As educadoras tiveram a oportunidade de assistir a palestra do renomado professor Dr. Nilbo Nogueira que tratou do tema “A escola na era digital – Interdisciplinaridade, criatividade e protagonismo dos atores da relação educativa”. Segundo o palestrante é preciso entender o cenário onde os nossos alunos estão inseridos: “Devemos evitar comparações com o passado. Refletir melhor sobre o que queremos dizer quando afirmamos que sobrevivemos sem internet, que antigamente não tinha videogame e se divertia mais, que os alunos eram mais interessados e que hoje, são hiperativos. Os adolescentes dessa geração são bem diferentes porque vivem numa sociedade frenética, onde tudo acontece muito rápido.
     O evento proporcionou a participação em painéis que trataram de temas, como: Objetos de aprendizagem colaborativa, Ferramentas digitais na construção de conceitos, Articulando competências e desenvolvendo habilidades em um mundo digital e Recursos digitais de aprendizagem e suas utilizações nas aulas de língua estrangeira. A professora Maria da Dores Romagna participou do painel “Matemática e Ciências: Ferramentas digitais na construção de conceitos”. Ela avalia que “os conhecimentos proporcionados por esses encontros são importantes para o aperfeiçoamento e a atualização dos professores”.
        A professora Franciele Piccollo, analisa: “É muito importante discutir o uso das tecnologias em sala de aula e buscar objetos de aprendizagem que atendam as necessidades dos estudantes.” No entanto, diz que concorda com uma das participantes que reclamou do excesso de responsabilidades que sobrecarregam o professor, que muitas vezes faz um bom planejamento, mas encontra barreiras em relação à falta de computadores em bom estado de funcionamento.
       A participação do grupo de professores nesse evento foi proporcionada pela Secretaria de Educação de Cocal do Sul.