quinta-feira, 31 de outubro de 2013

TURMA 601 VISITA PROJETO CIRSURES

Alunos da turma do 601, da EEF Demétrio Bettiol, acompanhados pela professora Adair de Oliveira, visitaram na quarta-feira (30/10) o CIRSURES – Aterro Sanitário Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos Urbanos da Região Sul – em Urussanga.

Segundo a professora: “Um dos objetivos era conhecer a diferença entre aterro sanitário e lixão. Durante a novela Avenida Brasil os alunos conheceram o que era um lixão e lá puderam conhecer um local mais adequado para destinar o lixo. ”

O aluno Reginaldo Zeferino Junior escreveu o texto a seguir relatando o que aprendeu com o passeio de estudos.
“O aterro é um local onde depositam lixo e depois o cobrem com argila ou terra; diferente de um lixão, pois um lixão deposita o lixo a céu aberto.
Tem aproximadamente 1000 toneladas de lixo depositado por mês. Há seis municípios que depositam seu lixo, entre eles está Cocal do Sul, com 240 toneladas de lixo ao mês.
Tudo começa colocando um plástico de 2 cm, o geomembrana, 3 cm de argila, depois depositam lixo, cobrem ele com argila e colocam finalmente a grama.
Eles colocam o geomembrana para que o solo não se contamine com um líquido tóxico chamado chorume (um líquido mal cheiroso e preto que sai quando o lixo é compactado).
Existem canaletas que levam a água da chuva para as piscinas de chorume, no total são três.
O chorume além de tóxico é corrosivo. O terceiro lago de chorume era bruto, o segundo era mais brilhoso, mais tratado, o terceiro também.
No aterro eles fazem um ciclo com o chorume, ele é tratado, depois compactado e depois o caminhão vem e o deposita no aterro.

Lá no aterro existe um centro de reciclagem onde eles tiram o lixo não reciclável. Tem 19 pessoas que procuram o lixo reciclável e depois o vendem e os operários dividem os ganhos.”