segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

ALUNOS DA DEMÉTRIO BETTIOL ESTUDAM OBRA DE EDINA SÍKORA

    Uma proposta da professora de Artes da EEF Demétrio Bettiol, Isaura Cauduro, colocou alunos do 5º Ano em contato com a artista plástica Edina Sikora.
    Edina Sikora é uma paulista que cria suas obras focada na cultura do povo brasileiro.  Foi arte educadora durante mais de vinte anos. Fez várias exposições por todo o território nacional. Usa diversos suportes para criação, como:  papel, pedra, tecido, madeira, móveis e objetos.
     Para fazer o trabalho professora de Artes iniciou as aulas apresentando a biografia da artista, observando suas imagens, dialogando sobre cultura e população, dirigindo esse olhar através da arte. Em seguida cada aluno escolheu a obra que mais se identificou, observou as linhas, os traços, as poses e as cores. Logo após esse processo de apreciação, foram orientados a se “vestirem de obra”, ou seja, a partir dessa imagem selecionada por eles, deveriam se posicionar como a personagem retratada, bem como retratar as linhas e cores utilizando a câmera fotográfica para registrar e o computador para fazer as interferências.
     “Eu não imaginava que uma proposta de atividade simples faria tanto sucesso. O brilho nos olhos dos alunos ao receberem a resposta e o reconhecimento tão carinhoso da artista que foi nossa referência foi de emocionar. As obras da artista foram apreciadas na época das festas juninas pois ela se inspira muito na cultura brasileira para criar. Então tem muitas pinturas com desenhos de pessoas com os trajes juninos, as brincadeiras, as comidas e das danças. A partir daí eles foram conhecendo sua biografia também. Logo após lancei o desafio para que eles se vestissem de obra. Seriam o produto de sua própria arte. Ou seja, a partir de uma foto pessoal em uma pose semelhante a uma obra da Edina Sikora, deveriam compor um fundo baseando-se nas características da artista. E o resultado foi maravilhoso, pois apesar da pouca idade (10 anos) eles dominam o uso das tecnologias, e sabendo disso, eu como professora resolvi estimulá-los a produzir artisticamente usando duas cosias do seu cotidiano, o computador e a câmera digital e um elemento artístico que foi uma obra da artista brasileira Edina Sikora”, explica a professora Isaura.
     A aluna Alexandra Carboni Dela Justina, relata: “Eu principalmente me surpreendi, pois tive uma oportunidade de demonstrar meu trabalho para uma artista que eu nunca pensei em me comunicar. Quando eu fui fazer uma nova obra, eu observei e senti como se a chuva tivesse caindo em mim, foi muito bom reproduzir uma nova obra. Eu observei muito, ela dividindo o rosto, as imagens são muito coloridas são acontecimentos muito interessantes, eu não sei como a Edina consegue fazer tantos detalhes, pequenas flores, estrelas. Muito lindas mesmo!”
     A artista enviou uma mensagem por via correio eletrônico agradecendo aos alunos e dizendo: “Adorei. Sabe, eu quase chorei! Obrigada por essa energia tão grande de amor! Muitas escolas estudam minhas obras, já perdi a conta nestes 10 anos. Mas as fotos, as pessoas esquecem, e eu fico muito curiosa e querendo registrar isso, afinal ter o trabalho estudado em vida é algo muito raro entre os artistas, e eu me sinto privilegiada. Obrigada Isaura, ficou excelente seu trabalho. Criativo e atual!