quinta-feira, 26 de junho de 2014

AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESTIMULAM JOGO DE MORA


O tradicional jogo de mora trazido da Itália e praticado, sobretudo, pelos imigrantes da região do Vêneto virou a atração dos alunos da Escola Demétrio Bettiol durante as aulas de Educação Física. Crianças e adolescentes conheceram de perto os segredos do jogo centenário presente na região graças à chegada dos colonizadores por volta de 1880. De lá pra cá, os descendentes praticavam com afinco o passatempo que se manteve e se incorporou aos hábitos e costumes de seus descendentes. 
Com o objetivo de valorizar e resgatar essa cultura, o aprendizado do jogo de mora surgiu durante as aulas de Educação Física dentro da temática “Os jogos de nossos antepassados”. Os alunos do 5º ano da E.E.F. Demétrio Bettiol realizaram uma pesquisa com o objetivo de saber do que seus pais e avós brincavam quando crianças para comparar com as brincadeiras e jogos atuais. Vários entretenimentos foram elencados, como pião, bolinha de gude, peteca, cinco marias, pipa e a mora. Para cada brincadeira, uma pesquisa histórica foi realizada, bem como, suas regras e, posteriormente, todas as atividades foram vivenciadas e repassadas sob uma perspectiva pedagógica.
 
Aprendizado
Os ensinamentos, experiências e a parte prática dos jogos de mora foram repassadas durante uma aula especial pelos irmãos Agenor e Rosalino Scarpato, campeões do 1º Torneio de Mora de Cocal do Sul, realizado no ano passado. As batidas fortes na mesa de madeira e as chamadas dos números em
alto tom de voz vibraram os alunos que logo se mostraram interessados. Para o aluno Gabriel Candiotto, 11 anos, a experiência foi diferente e gratificante. “Isso não deveria morrer nunca. Foi divertido. É um jogo antigo, difícil e legal que exige concentração. Precisa ser preservado”, observou. 
 
Os irmão Scarpatto agradeceram pela oportunidade e consideraram a iniciativa muito importante, pois os jogos de mora foram muito praticados no município pelos descendentes. “É de grande valor estimular a juventude e repassar a ele esse aprendizado. Esse jogo fez parte e faz da nossa cultura. O segredo
da mora esta na esperteza, rapidez e muita malandragem. A mora é um jogo que exige, dos participantes, movimentação rápida dos dedos e mãos, num alternar de encolhe, abre, fecha e bate, enquanto se ouve as rápidas pronúncias dos números de zero a dez. Vale a pena aprender”, ressaltaram. 
Colaboração: Maria Luiza Da Rolt / Assessoria de Imprensa PMCS