Além de trabalhar com a sonoridade, o poema também pode fazer uso de outros recursos, como os visuais e gráficos.
Isso quer dizer que o poeta pode organizar seus versos de uma maneira incomum, dispondo-os de modo que mostrem, por exemplo, o formato de alguma coisa, ou explorem as letras e o significado das palavras.
Muitos poemas não se destinam apenas a serem lidos, mas também a serem vistos, como uma fotografia, um desenho, um cartaz. Trabalhando com as letras, com as palavras e seus significados, eles procuram transmitir, além de emoções e sentimentos, o movimento, a cor, a forma, etc.
Os poemas que fazem uso desses recursos são chamados de poemas concretos ou visuais.
Objetivo
Compreender que cada poema tem um contexto de produção próprio e reconhecer em cada um a estrutura básica de uma composição poética.
Procedimento metodológico
Com base no que foi estudado a respeito dos poemas, os alunos criaram poemas visuais a propósito de assuntos de sua escolha. Relacionaram palavras e desenhos. Veja o resultado desse trabalho.
CLIQUE EM UMA DAS IMAGENS PARA VISUALIZAR MELHOR.