domingo, 15 de setembro de 2013

PROVA DA 2ª FASE DA OBMEP

        Estudantes de todo o país participaram sábado (14) da segunda e última etapa da 9ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Realizada anualmente desde 2005, a competição tem o objetivo de estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área.
     A edição deste ano envolveu, na primeira fase, 47.144 escolas públicas e contou com a participação de aproximadamente 19 milhões de alunos distribuídos em 99,35% dos municípios do país. Neste sábado, mais de 800 mil estudantes das Séries Finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio realizaram a prova.
     Os alunos de Cocal do Sul realizaram as provas na EEB Professora Francisca Búrigo. Houve uma alto índice de abstenção: dos 81 alunos aprovados para a 2ª Fase, compareceram apenas 49. A escola EEF Demétrio Bettiol compareceu com 14 dos 19 alunos classificados, acompanhados da Diretora Elaine Correa e da professora Diana Morona. Segundo a professora Ana Lúcia Pintro, “esse descaso é comum na nossa região porque ainda não entendemos a riqueza e a importância das olimpíadas de matemática. Muitos alunos, pais e até professores da própria disciplina ignoram o poder dessa competição no sentido de incentivar os alunos a estudarem mais e a descobrirem o prazer de aprender.”
     A aluna Juliana de Oliveira Menegon da EEF Demétrio Bettiol, de Cocal do Sul, avalia a prova: “Eu gostei de fazer a prova, foi um pouco difícil, mas, foi uma experiência boa porque eu nunca tinha passado. Os alunos que estavam junto comigo, também acharam difícil. Eu penso que isso é uma boa oportunidade para o futuro porque a professora do Clubinho de Matemática, Diana Morona, falou que tem gente que passa na OBMEP e ganha até bolsa de estudos em outros países.”
     A OBMEP é uma oportunidade que os alunos tem de ter contato com uma sistemática de provas muito semelhante à de concurso ou vestibular. Percebe-se que após nove anos de OBMEP, há um impacto positivo nos índices nacionais e internacionais que tende a melhorar ainda mais.
     Os alunos vencedores da OBMEP vão ganhar medalhas de ouro, prata e bronze. Todos os medalhistas recebem bolsa de Iniciação Científica Júnior, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Professores e escolas também recebem premiações, de acordo com regulamento. O resultado será divulgado no dia 29 de novembro.